sábado, 13 de junho de 2020

Tornado em Santa Catarina


Segundo Painel Global, a tempestade com ventos intensos que atingiu municípios do oeste de Santa Catarina no final da tarde da última quarta-feira provocou enormes estragos. As cidades de Descanso e Belmonte foram as mais atingidas e o rastro de destruição é compatível com a passagem de um tornado. A Defesa Civil ainda faz o levantamento dos estragos.


A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde da quinta-feira (11) uma análise preliminar do fenômeno que atingiu o Oeste do estado na quarta-feira (10) e causou prejuízos. Segundo o documento, o que ocorreu foi um tornado ou uma microexplosão, ou ainda os dois fenômenos.

"Informações preliminares das imagens de radar analisadas pela equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, juntamente com relatos, fotos e vídeos que chegaram à instituição, indicam para uma possível ocorrência de tornado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de ter ocorrido uma microexplosão, ou até ambos eventos", aponta o documento.


Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus.
Os dois fenômenos (microexplosão e tornado) são muito parecidos, caracterizados por correntes de ar extremamente fortes, mas têm diferenças. O tornado é uma forte corrente de ar que desce das nuvem em espiral. Já na microexplosão, a corrente de ar despenca em linha reta, como um "corredor de vento", sem apresentar espiralidade, sobre uma determinada área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.