quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Qual é a maior profundidade do oceano e qual o ponto mais alto da Terra?

VOCÊ SABIA? O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8 848 metros de altura. Ele precisaria ser 2 652 metros mais alto para caber dentro da fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, tem 11 500 metros de profundidade. Assim, para ir do ponto mais alto ao mais profundo do planeta seria preciso percorrer 20 348 metros.

Fossa das Ilhas Marianas comparada com o Monte Everest
O ponto mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2 500 quilômetros a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11 500 metros abaixo da superfície do mar – o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. “Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35 800 pés (cerca de 11 000 metros) – a maior profundidade oceânica registrada -, no dia 23 de janeiro de 1960, em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 quilômetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico”, diz o oceanógrafo e físico Afrânio Rubens de Mesquita, da USP. O submersível é um pequeno submarino, muito mais resistente à pressão.

Ponto mais alto ou montanha mais alta?

Everest
O Monte Everest é uma montanha onde se encontra o ponto mais alto do mundo, com 8.848 metros de altura em relação ao nível do mar. Porém, ele não é a maior montanha do planeta quando tomada a distância do seu topo em relação ao centro da Terra, título que pertence ao Monte Chimborazo, localizado no Equador.

Chimborazo
A medição faz-se tendo em conta o nível do mar e o Evereste conta com 8.848 metros de altitude, apesar da última medição, realizada por cientistas do Institut de Recherche pour le Développement, em França, lhe ter retirado 4,5 metros.

Mas se medirmos as montanhas do sopé até ao pico, então a mais alta do mundo é Mauna Kea, um vulcão no Hawai que, contando com a parte que está debaixo do mar, eleva-se por 10 mil metros, refere o The Independent, jornal britânico.

Mauna kea
Por outro lado, o pico mais próximo do Espaço situa-se no Equador. O Chimborazo tem 6.268 metros de altitude, mas como a Terra não é uma esfera perfeita, mas achatada nos polos, as montanhas que se situam na linha do Equador aproximam-se mais da estratosfera e, neste aspeto, quem ganha é o Chimborazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.