'Deep blue' é um animal de mais de seis metros
O animal, que tem mais de seis metros, estava se alimentando de uma baleia da espécie cachalote morta a nove quilômetros da costa de Oahu, uma ilha havaiana.
Melanie Hutchinson, pesquisadora de tubarões da Universidade do Havaí, disse que a fêmea foi descoberta por uma equipe de mergulhadores em busca de tubarões-tigre.
"Eu tenho alguns amigos que estavam por aí. Eles estavam procurando por um tubarão-tigre, então foi uma surpresa divertida ver essa grande senhora", disse Hutchinson à agência de notícias KHON2.
Segundo a pesquisadora, quando estão no Havaí, os tubarões costumam nadar em águas mais profundas, daí o apelido de "Deep blue": "E é por isso que as pessoas normalmente não interagem com eles. Eu acho que a baleia apresentou uma oportunidade e é por isso que as pessoas viram esse animal".
Kimberley Jeffries, uma das mergulhadoras que encontrou o tubarão, postou no Facebook: "Se você me perguntasse há alguns dias qual a coisa mais incrível que eu já vi em águas havaianas, a resposta provavelmente seria bem diferente".
A mergulhadora Kayleigh Burns, que também estava no grupo que avistou o tubarão, disse que pelo tamanho da barriga existe uma possibilidade de que ela esteja esperando filhotes: "Ou estava realmente muito cheia de comer baleia", postou no Instagram.
Grandes tubarões-brancos tradicionalmente visitam as águas ao redor do Havaí para se alimentar durante o inverno.
"Eles vêm aqui desde sempre. Cerca de 20% da população da Califórnia e do México migram aqui todos os anos ou a cada dois anos. Por isso, eles costumam estar aqui no inverno", explicou Hutchinson.
Estima-se que "Deep Blue" tenha até 50 anos de idade. A fêmea é uma espécie de celebridade no mundo dos entusiastas de tubarões - ela tem sua própria conta no Twitter e aparece em um episódio do programa "Shark Week".
No entanto, alguns pesquisadores debatem sobre se o animal identificado como "Deep Blue" é mesmo o tubarão celebridade, com especialistas dizendo que três fêmeas grandes foram flagradas na área durante dias consecutivos.
Fonte da Matéria: G1 da Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.