Outros Abalos sísmicos foram detectados neste mês de Abril no Brasil
Matéria do Site PAINEL GLOBAL - Monitoramento da Terra em Tempo Real
Sábado, 18 abr 2020 - 16h37
Por Maria Clara Machado
Um tremor de terra de baixa magnitude foi sentido por moradores da região de São Roque e localidades próximas, no leste do estado de São Paulo. O abalo foi detectado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e pelo Centro de Sismologia da USP.
Segundo informações do Observatório Sismológico o terremoto foi natural e ocorreu por volta das 22h e 55min, horário de Brasília, na noite de ontem, sexta-feira, sendo de magnitude 2.1. Cinco estações detectaram o tremor.
Perto das 23h, moradores de São Roque relataram terem ouvido som de explosões, que lembravam trovões, além do pequeno tremor com duração de pouco mais de 10 segundos. Diversos bairros de São Roque tiveram relatos semelhantes.
O Centro de Sismologia da USP também confirmou o abalo fraco de magnitude 2.0 na região. O epicentro foi localizado a 6 quilômetros de São Roque, a 9 quilômetros de Mairinque, a 10 quilômetros de Vargem Grande e 12 quilômetros de Ibiúna. Além de São Roque, houve relatos do pequeno tremor também por moradores de Mairinque e Ibiúna, mas sem nenhum dano material.
Outros Abalos sísmicos no Brasil este mês
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília outros três pequenos tremores de terra já foram registrados neste mês de abril no Brasil.
Pureza (RN) registrou um abalo de magnitude 1.9 no dia 6 de abril, Gouveia (MG) registrou outro abalo de 2.4 no dia 7 de abril, assim como Paramoti (CE) que teve um tremor de magnitude 1.9 também no dia 7 de abril.
Um sismo mais forte de 4.9 magnitudes foi registrado na fronteira do Brasil com o Peru, no dia 10 de abril.
Vale ressaltar que pequenos abalos sísmicos acontecem no Brasil, em geral sem causar vítimas e danos materiais.
Sobre o site PAINEL GLOBAL
O site conta com informações em tempo real sobre as alterações e fenômenos no mundo inteiro. Terremotos, Vulcões, Furacões, etc. Vale a pena acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.